top of page

Hipersensibilidade Dentinária. Você sofre desse mal?


O dente é composto de três camadas: esmalte (externa), dentina (intermediária) e polpa (interna). Alguns fatores, como retração da gengiva, bruxismo, escovação ou oclusão inadequada podem desgastar o esmalte e o cemento, que são a cobertura da raiz e, assim, expor a dentina.

A dentina é um tecido cheio de canais minúsculos. Quando fica exposta, torna-se vulnerável a estímulos produzidos por uma bebida quente ou gelada, doces ou alimentos cítricos, que penetram nesses dutos. Os dutos conduzem à polpa, onde está o nervo. É ele que percebe esses estímulos e comunica ao cérebro, causando dor.

Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.

Qual a causa da Hipersensibilidade Dentinária?

A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são: - Retração gengival devido à inflamação causado por trauma químico, trauma mecânico ou placa bacteriana - Dieta ácida (como refrigerantes), bulimia, anorexia nervosa, refluxo gastro esofágico que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina; - Bruxismo, que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis; - Abrasão do esmalte devido a trauma de escovação como: creme dental muito abrasivo, escovação com técnica inadequada e frequência exagerada, força excessiva, escova com cerdas duras

- Trauma Oclusal, causando sobrecarga mastigatória; - Gengivite, que pode causar retração gengival; - Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;

Que posso fazer?

Consultar um dentista é o primeiro passo para resolver a hipersensibilidade, pois será diagnosticado a causa do problema. Porém, há algumas providências que você pode tomar para reduzir a sensibilidade: - Use uma escova de cerdas ultra macias, nós indicamos a Curaprox 5460 Ultra-Soft; - Escove corretamente com a técnica prescrita pelo seu dentista e sem utilizar força; - Use um creme dental sem sílica na sua composição, prefira os cremes dentais a base de carbonato de cálcio pois são menos abrasivos, nós indicamos Colgate bicarbonato de sódio, Sensodyne Repair Protect, Phillips com bicarbonato e leite de magnésia, Paradontax, Colgate Sensitive Pró-Alívio, Sensodyne Rápido Alívio.

- Aguarde 30 minutos após as refeição para escovar os dentes, pois o meio bucal após as refeições é ácido, sendo necessário esse tempo para o pH bucal neutralizar, e o esmalte dentário não sofrer erosão pelo ácido somado a abrasão da escovação.

- Diminuir ingestão de alimentos e bebidas ácidas

- Estimuladores de saliva, como chicletes sem açucar, nós indicamos Valda diet com xilitol e Trident Total com RecalDent ou Trident Xtra Care

Tratamento:

O tratamento da Hipersensibilidade Dentinária, depende da etiologia do problema. Primeiro o dentista diagnostica a causa da sensibilidade (erosão, abrasão, abfração, trincas, fraturas, etc) para depois definir um plano de tratamento, que pode ser restaurador, cirúrgico, ortodôntico, ajuste de oclusão ou simplesmente orientações para que haja mudanças nos hábitos do paciente.

Por fim, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.

Nossos profissionais estão qualificados a diagnosticar e tratar sua hipersensibilidade dentária, e nossa clínica oferece os melhores produtos para auxiliar no seu tratamento.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Buscar por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
bottom of page