top of page

Ortodontia e Ortopedia Facial

ORTOPEDIA FACIAL

 

      É uma especialidade que trata as relações desarmônicas entre os maxilares superior e inferior, direcionando o crescimento dos ossos, da face  e dos dentes. O tratamento é feito com aparelhos chamados aparelhos ortopédicos faciais, que podem ser removíveis ou fixos.

     

      Ao contrário dos aparelhos ortodônticos, os aparelhos ortopédicos faciais, não aplicam forças diretamente sobre os dentes, eles atuam sobre os ossos, músculos e outros elementos da face e devem ser utilizados durante a dentição de leite ou mista, com o paciente em fase de crescimento ativo. A partir dos 12 ou 13 anos, seus resultados são bem mais limitados. 

 

      Os tratamentos ortopédicos diminuem a necessidade de cirurgias nos ossos maxilares e diminuem a necessidade e o tempo de tratamento com os aparelhos ortodônticos fixos na adolescência e idade adulta.

 

 

ORTODONTIA

 

     Essa especialidade diagnostica, previne e trata o mau posicionamento e o mau relacionamento dos dentes (má oclusão). O tratamento é feito com os aparelhos chamados aparelhos ortodônticos, que normalmente são fixos, mas podem ser removíveis.

 

     Esses aparelhos podem ser utilizados em qualquer idade, desde que o paciente tenha uma boa saúde bucal. 

 

     Os dentes mal posicionados, dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries e acúmulo de tártaro. Também causam um stress adicional aos músculos da mastigação que podem levar a dores de cabeça e a problemas na ATM (articulação têmporo-mandibular). Os dentes tortos também prejudicam a sua aparência.

 

     Dentes bem posicionados podem melhorar a estética, o sorriso, a mastigação e a fonação.

bottom of page